fbpx Sulltec

Acessórios para gerador de energia: como eles ajudam o equipamento 30 de setembro de 2020

Acessórios para gerador de energia: como eles ajudam o equipamento

Você sabia que existe uma forma de fazer com que o grupo gerador funcione ainda melhor? E é exatamente sobre esse tema que o texto de hoje trata. Vamos apresentar alguns acessórios para gerador de energia e explicar qual a utilidade deles para o equipamento. Confira mais informações a seguir. 

O que é um gerador de energia?  

Um gerador de energia é um equipamento que transforma energia mecânica, química ou solar em energia elétrica – por meio da queima de combustível, por diesel, gasolina e outros meios. Existem diversos tipos de geradores de energia, de diferentes modelos e potências, por isso que na hora da compra ou aluguel do equipamento ele deve ser escolhido de acordo com as necessidades da empresa. 

Os geradores de energia são equipamentos compostos por diversas peças, e para ter um bom funcionamento, é preciso que todas estejam em bom estado. Mas, além disso, é possível adicionar acessórios que podem auxiliar e muito no seu bom desempenho. 

Como alcançar melhores resultados com acessórios para gerador de energia?

Conforme citado acima, existem diferentes acessórios para gerador de energia e eles servem para ajudar no melhor funcionamento do produto. Alguns deles se tornam essenciais para garantir um desempenho seguro e eficiente, enquanto outros auxiliam no processo de inicialização e manutenção das peças. 

Cabos de extensão

Um dos acessórios para gerador de energia que se torna imprescindível na hora da instalação, são os cabos de extensão. Esse item é facilmente encontrado e é bastante utilizado no dia a dia. Ele é um cabo destinado a interligar dois ou mais sistemas elétricos que estão distantes um do outro. 

O que pode acontecer – de acordo com o porte e a utilização do gerador de energia movido a combustível – é que o motor do equipamento acaba liberando gases de escape e por esse motivo ele deve ficar distante do seu ambiente de uso. Ou seja, o painel elétrico principal fica fixado no local de uso, por isso são necessários os cabos de extensão para interligar o painel com o gerador de energia

Esses cabos precisam ter a mesma amperagem do gerador, para que esteja de acordo com a sua potência, além disso é preciso ficar atento ao seu comprimento e espessura para que se evite queda de tensão e interrupção no fornecimento de energia. 

Chave de transferência

Mais um dos acessórios para gerador de energia de extrema eficiência, é a chave de transferência. Um dispositivo que funciona como um interruptor que liga uma carga entre duas fontes. É esse interruptor que faz com que o gerador entre em ação quando ocorre alguma queda na energia elétrica. 

Ou seja, a chave de transferência serve para alterar a carga de uma fonte de eletricidade para outra, impedindo assim que as duas se alimentem de forma simultânea da mesma carga. Esse acessório se torna essencial, já que sem ele o gerador e a rede elétrica podem trabalhar ao mesmo tempo, tendo como uma das consequências, causar um curto circuito – o que é extremamente perigoso. 

Existem dois tipos de dispositivos de chaves de transferências: o manuel e o automático – os dois são muito eficientes. O critério de escolha é a preferência do usuário.

Atenuadores de ruídos 

Dependendo da sua potência, os geradores de energia podem ser bem barulhentos – mas ao mesmo tempo, esses equipamentos não devem ficar isolados para que o motor não superaqueça. Por isso, os atenuadores de ruído são uns dos acessórios para gerador de energia mais utilizados. 

Um atenuador de ruído é um produto que acusticamente absorve o barulho do gerador e minimiza seus ruídos quando acontece a passagem do fluxo de ar pelo equipamento. O mais usado é a base de uma espuma que forra internamente a carenagem do motor.

Proteção contra intempéries 

E por falar em carenagem, os geradores de energia não devem ficar sem cobertura, é preciso que eles tenham uma proteção contra intempéries. É importante que exista essa proteção, pois os geradores não são à prova d’água, por isso pode acontecer sérios danos ao equipamento causados pelas condições climáticas. Essa proteção permite uma vida útil maior ao grupo gerador. 


E aí, gostou de conhecer alguns dos acessórios para gerador de energia? Você pode conferir muitos outros conteúdos como este, seguindo as redes sociais da Sulltec: Facebook e Instagram.

Newsletter Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © Todos os Direitos Reservados - Sulltec Geradores Desenvolvido por WEBI
MENU