fbpx Sulltec

Saiba a importância da manutenção do motor do gerador 10 de setembro de 2020

Saiba a importância da manutenção do motor do gerador

Assim como ocorre com a manutenção geral da máquina primária ou motor a diesel, existe uma peça fundamental que também necessita de cuidados especiais: o motor do gerador. Afinal, ele é o responsável por dar vida ao equipamento e garantir seu perfeito funcionamento no local onde está instalado. E você sabe qual a importância da manutenção do motor do gerador? Continue a leitura deste conteúdo, descubra todas as informações e tire suas principais dúvidas. 

Boa leitura! 

O que é a manutenção do motor do gerador? 

A manutenção do motor do gerador é feita para prevenir qualquer dano, prejuízo ou falha no equipamento que possam vir a existir. Como sabemos, entre os problemas mais comuns que ocorrem com um gerador é a falha do seu motor. Os motivos podem ser vários, desde a falta de combustível ou lubrificante e até mesmo a falha de alguma peça. 

Por esse motivo que a manutenção do motor do gerador é fundamental para empresas, supermercados, hospitais e obras que utilizam do produto, em especial quando há falta de energia elétrica. O recomendado é que a revisão do motor seja realizada de seis em seis meses ou a cada 250h (o que ocorrer primeiro), junto com a verificação das outras peças que compõem o grupo gerador. 

Nesse caso, a manutenção não é apenas a limpeza e troca de produtos do motor, mas também a testagem do equipamento para ver se tudo está funcionando normalmente e o fornecimento de energia está sendo feita de forma correta. 

Afinal, por que a manutenção do motor do gerador é importante? 

1. Maior vida útil e conservação do produto 

Se você quer garantir que seu equipamento tenha uma vida útil longa, a manutenção do motor do gerador precisa ser realizada com frequência. O motor é o coração do produto, por isso qualquer pequeno problema, pode significar um prejuízo e tanto para manter os aparelhos da sua empresa funcionando em caso de falta de energia, mas, além disso, para não afetar a produtividade dos seus colaboradores e entrega aos clientes. 

2. Evitar falhas e danos 

Qualquer falha que possa ocorrer com o motor, pode afetar não somente a produtividade da sua empresa, mas trazer gastos extras que não estavam no orçamento. Seja qual for o motivo pela qual aconteceu o dano, a troca de peças ou produtos do motor, geram um custo muitas vezes alto. Por esse motivo, é importante manter a manutenção do motor do gerador sempre em dia, para verificar com antecedência qualquer prejuízo com o equipamento.  

3. Garantir o motor limpo 

Com o passar do tempo é comum que impurezas se instalem no motor do gerador, principalmente porque a maioria dos equipamentos ficam localizados na área externa das empresas, com isso estão expostos a poeira e outros intempéries. Para evitar que esses detritos acumulados tragam falhas ao motor que a limpeza do mesmo não pode ser esquecida. 

A limpeza do motor do gerador auxilia a prevenir falhas tanto na parte elétrica quanto na mecânica do produto. Um dos problemas mais comuns é ocorrer da poeira acumulada atrapalhar a refrigeração do motor e superaquecê-lo, causando a interrupção do envio de energia para os equipamentos. 

4. Manter o óleo limpo e filtros em dia 

Fazer a troca de óleo e filtros do motor do gerador significa manter aumento de vida útil do equipamento. O serviço ajuda a eliminar a formação de sujeira no motor e, além disso, garante 100% do desempenho do mesmo, para que o conjunto grupo motor do gerador forneça sua potência nominal, com qualidade. 

Os intervalos de troca do óleo do motor devem ser respeitados, seguindo as orientações dos fabricantes. Importante salientar que as intervenções para manutenções nos grupos geradores precisam ser realizadas por uma equipe técnica especializada e qualificada, por isso conte sempre com a equipe da SULLTEC GERADORES.

Agora que você já sabe os diferenciais de manter a manutenção do motor do gerador sempre em dia, que tal conhecer os serviços da Sulltec? Além do aluguel e venda de geradores, contamos também com a manutenção dos equipamentos e subestações. Entre em contato conosco e saiba mais informações.  

Newsletter Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © Todos os Direitos Reservados - Sulltec Geradores Desenvolvido por WEBI